(11) 4226-2833
Av Senador Roberto Simonsen, 743
Sala 55 - 5º Andar - Santo Antônio
Sao Caetano Do Sul/SP
Blog
Diferenças entre um cuidador de idosos e o serviço de Home Care
Diferenças entre um cuidador de idosos e o serviço de Home Care

As diferenças entre um cuidador de idosos e os serviços prestados pelo home care são inúmeras, por isso, é importante que no momento da contratação a família do paciente esteja atenta às necessidades médicas, para então realizar a escolha certa do tipo de serviço. As funções se completam sem anular a importância individual de cada serviço prestado, vendo que um oferece monitoração do tratamento e o outro possui formação especializada para exercer as recomendações do médico.
 

O que faz um cuidador de idosos?
A primeira dúvida a ser esclarecida é que um cuidador não pode exercer as mesmas  funções de um profissional de saúde. Isso porque para ocupar o posto não é exigido nenhuma formação, apenas o segundo grau completo, ter atingido a maioridade e ter frequentado algum curso de especialização na área. Além dessas funções, o profissional também faz o papel  de um familiar, observando e orientando o paciente para o bom desenvolvimento do tratamento, como certificar se a privação de alimento para a realização de um exame está sendo realizada, por exemplo. Por mais que a especialização seja exigida, o profissional é categorizado como doméstico, levando em conta suas funções para com o paciente, já que incluem:

Cuidados com a higiene pessoal;
Auxílio na alimentação;
Administração com os horários dos medicamentos;
Manter o ambiente adequado para a permanência do paciente;
Companhia nas visitas ao médico.
 

Quais cursos qualificam o cuidador?
O curso de enfermagem pode enriquecer bastante a formação de um cuidador. A graduação auxiliará o profissional com conhecimentos valiosos, que serão úteis no trato com idosos, principalmente no caso daqueles portadores de moléstias e sequelas, trazendo maior segurança ao paciente. Os conhecimentos adquiridos irão ajudar em atividades corriqueiras para pessoas de idade, como medir a pressão arterial, verificar a temperatura, ou até mesmo oferecer os primeiros socorros em situações de emergência.
 

O que é home care?
O objetivo do home care é dar continuidade aos cuidados oferecidos em uma internação hospitalar, mas de forma humanizada. O serviço oferece aplicação de medicamentos via endovenoza, exercícios especializados, coletas de exames e análises periódicas. O home care substitui a internação hospitalar, mas tem a cobertura do plano de saúde. Neste caso os profissionais são todos especializados na área, tendo aptidão para exercer as tarefas exigidas, mas não prestam cuidados constantes como o cuidador.
 

Período de atuação
O cuidador de idoso possui carga horária determinada pela legislação vigente para a categoria, podendo acompanhar o paciente durante 24 horas por dia, ou também pode ser contratado por hora ou diária, de forma que sempre atenda aos adicionais de direito do profissional. Já os responsáveis pelo home care fazem visitas pontuais, apenas com a intenção de realizar os procedimentos necessários e exigidos pelo médico.