(11) 4226-2833
Av Senador Roberto Simonsen, 743
Sala 55 - 5º Andar - Santo Antônio
Sao Caetano Do Sul/SP
Blog
Yoga para dormir melhor: posições e por que funciona
Yoga para dormir melhor: posições e por que funciona

Prática aciona mecanismos do organismo que estimulam o relaxamento; veja como isso acontece e como fazer

Além de fortalecer os músculos e aumentar o condicionamento físico, a yoga pode ajudar a dormir melhor. Isso porque, quando praticada corretamente, ativa o chamado reflexo parassimpático, responsável por estimular ações de calma - como a desaceleração dos batimentos cardíacos, da pressão arterial, da adrenalina e do nível de açúcar no sangue.

"Ou seja, colocamos o nosso sistema corpóreo em modo de crescimento e reparação e isso naturalmente impacta o sono, biologicamente no nível celular. Além de impactar uma mudança de frequência de onda cerebral", explica o professor Francisco Kaiut.

Para isso, existem posições da yoga que acessam esses centros parassimpáticos no corpo e que fazem com que esse processo seja ainda mais rápido e vigoroso. Confira quais são:

Tipos de yoga para relaxar

Créditos: Diego Cervo/Shutterstock

Créditos: Diego Cervo/Shutterstock

De acordo com Kauit, quando você faz yoga de uma maneira purista, sem nenhuma influência de conceitos fitness ou do mundo médico, todos os tipos da prática funcionam para melhorar o sono.

 

"Qualquer yoga bem ministrada deveria impactar positivamente a qualidade de sono do aluno", explica o especialista. Portanto, não há um método melhor do que outro para dormir melhor e relaxar. Nem existe um lugar específico, por isso, pode ser feita em casa.

 

Posições de yoga para dormir

Uma posição recomendada é deixar as pernas para cima na parede, sem sobrecarregar a coluna. Essa posição gerará grandes respostas no sistema nervoso, gerando relaxamento, mudança de frequência de onda cerebral e, naturalmente, mais qualidade de sono.

 

Mas, segundo Kauit, as posições que podem ajudar a dormir variam muito de corpo para corpo. De forma geral, pode-se dizer que, para todo mundo, os trabalhos de ombro e pescoço feitos de forma lenta e com permanências longas ajudam mais.

Posição para dormir - Créditos: Jantira Namwong/Shutterstock

Posição para dormir - Créditos: Jantira Namwong/Shutterstock

Outra dica é colocar as pernas para cima no final do dia, preservando a coluna. Só pelo contato da coluna com o chão (ou alguma superfície firme), a posição ajuda a circulação a ativar o sistema parassimpático.

Fonte: https://www.minhavida.com.br/fitness/materias/36052-yoga-para-dormir-melhor-posicoes-e-por-que-funciona